Constipação, indigestão e azia não são nada agradáveis, mas é certo que pelo menos uma delas incomodará você em algum momento. Em geral, não há qualquer problema mais sério envolvido, mas não custa nada aprender algumas formas suaves de remediá-las ou simplesmente impedir que surjam.
Veja algumas dicas a seguir:
1 Combata a intolerância à lactose
A intolerância à lactose pode ser responsável por transtornos digestivos. Opte por leites vegetais, como de soja, arroz e castanhas.
2 Cuidado com os remédios!
Uma variedade de remédios, como anti-histamínicos e antidepressivos, pode afetar o estômago. Alivie o refluxo da acidez ou a indigestão tomando 1 ou 2 colheres (chá) de olmo em pó em água morna.
Você também pode optar pela medicina natural. Algumas plantas e ervas têm efeito igual ou ainda melhor que a maioria dos remédios, sendo muito mais baratas. No entanto, nunca comece ou interrompa um tratamento sem o acompanhamento de um médico.
3 Cuidados com os antibióticos
Além de atacar as bactérias prejudiciais, ele também ataca bactérias “benéficas” (probióticas), que ajudam a digerir os alimentos no intestino.
Reponha as bactérias benéficas com ajuda de um suplemento probiótico. Bebidas com leite fermentado e alguns iogurtes são uma boa fonte, ou tome em cápsulas, comprimidos ou pó (disponíveis em lojas de produtos naturais).
4 Beba água suficiente
É preciso beber ao menos 2 litros diários de líquido para garantir a digestão e a evacuação eficientes.
Procure estratégias para não esquecer de se hidratar!
5 Faça uma dieta rica em fibras
É preciso de 30 gramas de fibras diárias. Experimente frutas frescas ou secas, hortaliças, nozes, feijão cozido e grãos integrais.
6 Pratique exercícios físicos!
O corpo inativo pode resultar em uma digestão preguiçosa. Exercícios regulares deslocam a comida pelo intestino com rapidez, também sendo ótimas para aumentar a resistência de outros sistemas do corpo.
7 Deu vontade de ir ao banheiro? Vá!
Vá ao banheiro logo que sentir necessidade. Ignorar a urgência provavelmente causará problemas digestivos, como por exemplo a prisão de ventre.
As fezes, quando acumuladas no intestino grosso, podem causar infecções graves. Segurar a vontade enquanto volta para a casa provavelmente não causará grandes problemas. Entretanto, não transforme isso em um hábito de forma alguma!
8 Ria bastante!
O riso possui efeito “massageador” nos intestinos e combate ao estresse, que pode tornar o intestino preguiçoso.
Além disso, o riso é tão poderoso que 15 minutos por dia podem ajudar a combater até infecções.
9 Inclua frutas, legumes e verduras na sua dieta!
Alimentos como abacaxi, agrião, hortelã, cominho, agrião entre outros, possui enzimas que auxiliam a digestão. Ou tente mastigar sementes de cardamomo ou cominho. Tempere a comida com alecrim e hortelã e coma agrião ou alcachofra de vez em quando. Todos estes alimentos fazem os líquidos digestivos fluírem e certamente são deliciosas saídas de como melhorar a digestão.
10 Evite cafeína e refrigerante
Diminua a ingestão de cafeína, encontrada no café e no chocolate, assim como refrigerantes e alimentos gordurosos, que podem exacerbar os problemas digestivos.
11 Mastigue bem a sua refeição
Mastigar bem e devagar, além de ajudar você a comer sem exageros, auxilia o estômago na digestão, pois parte do alimento já é processado na boca, devido à mastigação e à ação das enzimas presentes no local.
12 Evite se alimentar quando estiver muito estressado.
Isso não quer dizer que você precise ficar sem se alimentar. Em vez disso, tente relaxar e esquecer dos problemas antes de fazer a refeição. De preferência, faça uma refeição bem leve nesses casos.
Comments