top of page

Brasil registra crescimento de 15% em doenças intestinais

  • 4 de jul. de 2022
  • 1 min de leitura

Doenças Intestinais

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), nos últimos anos, o Brasil registrou um aumento de 15% nas Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Cerca de cinco milhões de pessoas no mundo são atingidas pela doença. Esse tipo de doença é crônica, por isso exige muita atenção e comprometimento ao tratamento.


As DII não têm uma causa específica, mas podem ser determinadas por uma somatória de fatores. A inflamação recorrente e crônica da parede intestinal pode estar relacionada a fatores ambientais, microbianos e imunológicos. Esse tipo de doença também pode ser genética, sendo assim, o aparecimento em familiares é uma tendência.


Estresse, carência de zinco, vitaminas D e A, parasitoses, infecções, etilismo, alergias alimentares, obesidade, metais tóxicos, toxinas ambientais, dieta rica em carboidratos e gorduras, são alguns sintomas que podem caracterizar uma Doença Inflamatória Intestinal.


A DII não tem cura, no entanto, existem os tratamentos para evitar as complicações da doença para as fases mais avançadas, já que elas podem evoluir para cirurgias (com a retirada de todo o cólon), colostomias definitivas, e até para o câncer intestinal. Existem medicações que agem contra os sintomas, mas não os fazem desaparecer para sempre.


Uma dieta focada em uma boa alimentação e atividades físicas também ajudam a amenizar os sintomas das DII. Em caso de dúvidas, é sempre importante consultar um médico especialista.


Comments


bottom of page