top of page

Mascar chiclete pode causar danos ao estômago

  • 8 de ago. de 2019
  • 1 min de leitura


Apesar de ser gostoso e auxiliar temporariamente na melhora do mau hálito, é melhor repensar o hábito de mascar chicletes com frequência. Isso porque, além de poder prejudicar os dentes, ele pode causar danos mais sérios à saúde. O que muita gente não sabe é que mascar chicletes acaba, de certa forma, enganando o cérebro e o estômago.


Isso acontece porque o nosso corpo está condicionado a estabelecer uma ligação entre a mastigação e a ingestão de alimentos. Logo, quando mascamos chiclete, ocorre a mastigação contínua sem que nenhum alimento esteja sendo ingerido e, mesmo assim, o nosso corpo entra automaticamente em processo de digestão.


Nesse processo, acontece a produção do suco gástrico no estômago e, pela falta de alimento, todo o suco gástrico produzido – que é extremamente ácido – ataca a mucosa do estômago, podendo resultar em gastrites e úlceras. Além disso, durante a mastigação do chiclete, também é normal engolir ar, o que pode gerar certo desconforto estomacal, como a distensão abdominal, que causa sensação de estufamento.


Não é necessário excluir totalmente o chiclete da sua vida, mas é altamente recomendado que se consuma moderadamente, com cuidado para não prolongar a mastigação por longas horas seguidas.

 
 
 
bottom of page