Coronavírus: quais os cuidados necessários aos obesos e bariátricos?
- Dr. Edmar Toscano
- 17 de abr. de 2020
- 1 min de leitura

A pandemia do novo coronavírus tem apresentado diversos grupos de risco e, entre eles, está a obesidade. Pacientes em processo de perda de peso pós-cirurgia bariátrica também podem apresentar maior propensão de contaminação. Por isso, quem se enquadra em ao menos um dos dois casos precisa redobrar as atenções neste período mais delicado.
Fato é que, das primeiras 43 pessoas obesas que morreram em decorrência do novo coronavírus, 24 tinham menos de 60 anos - sendo a única comorbidade em que isso acontece. Outro ponto importante é que, em outras epidemias de gripe, como influenza e H1N1, obesos também apresentaram maior risco da doença. O cuidado com o excesso de peso, então, se faz ainda mais necessário neste momento de pico de contágio.
Quem está buscando o emagrecimento e passou por cirurgia bariátrica recentemente infelizmente também está mais sujeito à contaminação. Há uma considerável queda na imunidade logo após o procedimento e, por isso, medidas como higienização reforçada, uso de máscaras de proteção e suplementação vitamínica, além de buscar ao máximo o distanciamento social, são fundamentais.
Pacientes em tratamento, que ainda precisam visitar clínicas e/ou hospitais, também precisam redobrar a atenção ao adentrar esses locais - já que lá também circulam pessoas com outras doenças, inclusive o novo coronavírus.
Portanto, se você é obeso ou passou por cirurgia bariátrica recentemente, os cuidados com a pandemia devem ser redobrados independente da idade ou de outras condições de saúde. Na dúvida, consulte um médico especialista - muitos já estão fazendo atendimentos à distância via telemedicina.
Komentar