Câncer colorretal atinge mais 40 mil pessoas por ano no país
- 8 de abr. de 2022
- 1 min de leitura

Pouco tempo atrás, em março, era comemorado o mês da conscientização mundial do câncer colorretal, o terceiro tipo de câncer que mais afeta os brasileiros, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer). É estimado que mais de 40 mil casos são registrados por ano no país em homens e mulheres.
O tumor surge no intestino grosso e no reto, e na grande parte dos casos se origina a partir de um pólipo adenomatoso que, ao longo do tempo, passa por alterações progressivas em suas células.
Por isso, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o rastreamento através de exames diagnósticos, mirando a detecção e retirada dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.
É preciso ter atenção aos sinais de alerta de que algo está errado com você, como: sangue nas fezes, alteração na rotina intestinal, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes ou massa abdominal.
Essa doença tem cura e as chances variam de acordo com a fase que o tumor é diagnosticado, e a probabilidade de cura pode variar de 10% a 95%. De acordo com o site Radar do Câncer, 75% dos casos diagnosticados em 2021 foram em fases mais avançadas da doença.
O câncer colorretal é silencioso, portanto, fique muito atento a esses sintomas. Marque consultas e exames de rotina com o seu médico de confiança, além de melhorar sua alimentação, beber bastante água e praticar esportes.
Comentários