Entenda a relação da obesidade com doenças do sistema digestivo
- 15 de out. de 2021
- 1 min de leitura

A obesidade é uma doença crônica que pode estar associada a diversas condições médicas e potencialmente graves. Ela ocorre quando há um consumo excessivo de calorias na alimentação superior a quantidade utilizada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades diárias.
Algumas doenças do sistema digestivo aparecem somente após o quadro de obesidade. Isso tem uma explicação, que é quando o sobrepeso desacelera o organismo, dificultando o processo de obtenção dos nutrientes provindos dos alimentos.
Quando avaliamos a relação entre obesidade e problemas no sistema digestivo, o ponto de partida é o IMC, quando é calculado ao dividir-se o peso pela altura do paciente. O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal ou acima do normal. O ideal é apresentar um IMC entre 18,5 e 24,9. Acima desses resultados surge o sobrepeso e a obesidade, com isso, problemas gastrointestinais podem surgir em decorrência deles.
Essa perigosa relação entre obesidade e problemas no sistema digestivo, pode provocar diversos sintomas e gerar desconforto ao paciente. Os problemas mais comuns, são:
- Doença do refluxo gastroesofágico
- Cálculos biliares
- Esteatose hepática
- Pancreatite
- Azia
- Náuseas
- Vômitos
O mais importante nesses casos é que você mantenha uma alimentação saudável, comece a praticar atividades físicas e mantenha seu peso ideal. Além, é claro, de procurar um médico especialista para te acompanhar.
Comments