top of page

Entenda a relação entre a insônia e a obesidade

  • 28 de jan. de 2022
  • 1 min de leitura

Insônia e Obesidade

Alguns estudos apontam que a insônia está diretamente ligada ao aumento de peso e, consequentemente, à obesidade. Um dos motivos para esse problema é que a falta de sono altera o metabolismo, fazendo com que a pessoa sinta mais vontade de comer. Quanto menos uma pessoa dorme, mais ela terá tempo para ter vontade de procurar comida, com isso, aumentando o consumo diário de caloria.


Também é importante ressaltar que quem dorme pouco tem mais fadiga, menos disposição, resultando em menos vontade para praticar atividades físicas. Isso irá gerar um desequilíbrio no balanço energético, gerando um aumento de peso. Além disso, a falta de sono reduz os níveis de Leptina (hormônio da saciedade) e aumenta os níveis de Grelina (hormônio da fome) e gera cansaço.


Todos os fatores que foram citados acima ajudam a aumentar a fome, diminuindo o gasto energético e aumentando o consumo de alimentos calóricos. Dessa forma, a pessoa entra em um ciclo vicioso, no qual ela fica cada vez mais cansada, sempre com muita fome e com menos disposição para praticar algum exercício físico.


Não existe uma regra de quantas horas uma pessoa precisa dormir por dia, pelo fato de cada organismo funcionar de um jeito. Porém, uma das formas de mudarmos esse quadro é através da regulação do sono, para algo em média de 6 a 8 horas diárias, no mínimo.


A insônia pode ter várias causas, como a ansiedade, depressão, estresse ou até mesmo um distúrbio secundário causado pelo uso de algumas medicações. Nesse caso é importante procurar o acompanhamento médico, para tratar esse problema de insônia e como consequência se livrar dos riscos de se tornar uma pessoa com obesidade.


Comments


bottom of page