Entenda a relação entre a microbiota intestinal e o covid-19
- Dr. Edmar Toscano
- 15 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

Um estudo feito por médicos e cientistas chineses, mostrou que alguns pacientes que testaram positivo para covid-19 estavam com um quadro de disbiose intestinal, que é quando a nossa microbiota intestinal se encontra em desequilíbrio, com redução de bactérias consideradas benéficas.
Ainda não existe nenhuma maneira de o microbioma intestinal exercer proteção direta contra o vírus. Porém, existem evidências científicas que mostram uma relação próxima entre a microbiota e o sistema imunológico, por isso é importante considerar a microbiota intestinal no combate ao coronavírus.
O termo microbiota intestinal, mais conhecido como flora intestinal, refere-se à comunidade de microrganismos que habitam no aparelho gastrointestinal. A sua função é manter a integridade da mucosa e controlar a proliferação de bactérias patogênicas, aquelas consideradas perigosas.
O sistema imunológico do intestino é uma das mais extensas redes de células imunológicas do corpo. Existindo um desequilíbrio da microbiota intestinal pode causar uma série de alterações nas funções do organismo, fazendo com que comprometa o revestimento intestinal e fazendo com que microrganismos escapem dali para outros órgãos.
Mas ainda não é possível recomendar probióticos para prevenir a pneumonia ou reduzir a mortalidade na unidade de terapia intensiva em pacientes com o novo coronavírus.
Comentários