Mito ou verdade: a hérnia pode estourar?
- 16 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Essa é uma dúvida bastante frequente. Afinal, há a possibilidade de que uma hérnia venha a estourar ou isso tudo não passa de um mito?
E sim, é verdade. A hérnia pode, sim, estourar. Isso ocorre por conta de um estrangulamento herniário, quando a estrutura se movimenta e acaba ficando “presa” na abertura. Dessa forma, o órgão extravasado, como é o caso do intestino, por exemplo, não consegue se movimentar.
Diante disso, a alça do intestino que está sendo “estrangulada” sofre uma espécie de torção e já não consegue mais receber oxigênio e sangue, levando a parte do intestino afetado à falência.
Essa porção do intestino que é afetada se desprende e uma perfuração é causada no órgão, fazendo com que fezes e o seu líquido interior, chamado de líquido intestinal, vazem para toda a cavidade abdominal. Como consequência dessa ocorrência, o paciente pode acabar falecendo.
Quais são os sintomas?
A torção causada à alça pode ter sintomas como dificuldade para evacuar, intestino preso, prisão de ventre, dificuldade para eliminar gases e cólicas no abdômen.
Há solução?
O estrangulamento herniário, apesar de não muito comum, é um quadro extremamente grave e que só pode ser resolvido por meio de uma intervenção cirúrgica em caráter de urgência, já que o risco de óbito está associado.
O recomendado é evitar que a protuberância chegue a essa condição. Sabe-se que há a possibilidade de conviver com ela por longos anos, sem que haja complicações ou até mesmo sintomas. Mas, a qualquer momento, um estrangulamento pode ocorrer, fazendo com que ela estoure e coloque a vida do indivíduo em altíssimo risco.
Por conta disso, recomendo que os pacientes com qualquer tipo de hérnia façam acompanhamento da condição com um médico especialista. Além disso, procurar um médico cirurgião geral ou, preferencialmente, especializado no aparelho digestivo também é recomendado. Isso porque apenas ele poderá dizer com maior precisão qual é o estado e o tamanho da alteração, os riscos e possíveis complicações do quadro.
Se você tiver a alteração, sentirá uma protuberância mole e bem localizada na pele, geralmente na virilha, no abdômen, na raiz da coxa ou no umbigo. Em alguns casos, ela pode causar dores e/ou queimação.
Agora você já sabe: a hérnia de disco pode, sim, estourar e você, com certeza, não vai querer esperar isso acontecer para tomar uma providência com relação à condição. Sendo assim, a minha recomendação é de que um médico especialista seja escolhido para acompanhar a presença e a evolução do quadro, definindo ou não a necessidade de remoção dessa alteração antes de um possível estouro.
Comments