top of page

Obesidade: quando você precisa de tratamento médico?

  • 26 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura


Obesidade

A obesidade deve atingir quase 30% da população adulta do Brasil em 2030. É o que estima o Atlas Mundial da Obesidade 2022, publicado pela Federação Mundial de Obesidade, uma organização voltada para redução, prevenção e tratamento da obesidade.


A obesidade é um acúmulo excessivo de gordura corporal, aumentando o risco de algumas doenças e o risco de morte. Esta gordura pode acumular-se preferencialmente no abdômen, como no masculino, ou nos quadris e nádegas.

A melhor maneira de se dizer se uma pessoa é obesa e a gravidade da obesidade é calcular o índice de massa corporal (IMC) relacionar o peso e a altura de cada indivíduo através da fórmula: peso / altura ² (m). Um IMC “normal” está entre 18,5 e 25.

Essa doença pode ocorrer por diversas causas. Seja de forma hereditária, genética ou pela forma que a pessoa consome alimentos. Mas quando um obeso precisa de tratamento médico?

Nem todas as pessoas obesas precisam de tratamento médico. Se um paciente perder peso, mudando sua dieta e atividade física não é necessário um consultório médico.

No entanto, você deve consultar o seu médico quando: Pessoas com um IMC maior que 30 que perderam peso com mudanças na dieta e atividade física; Pessoas com um IMC de 30 ou menos e que também têm fatores de risco como colesterol elevado, diabetes, artrite ou outras complicações relacionadas ao excesso de peso; Pessoas com um IMC de 30 ou inferior têm aumentado o seu peso rapidamente.

Caso você se enquadre em uma dessas definições, procure um médico urgentemente e comece um tratamento com um profissional.


Comments


bottom of page