Principais doenças do intestino
- 5 de set. de 2022
- 2 min de leitura

Assim como em todas as outras partes do nosso corpo, o intestino pode ser afetado por diversas doenças. Mas existem algumas que são mais comuns e prevalentes na população de todas as faixas etárias. No texto de hoje, veja quais são as principais.
Doença de Crohn
A Doença de Crohn é um problema crônico que se manifesta a partir de um quadro inflamatório no tubo digestivo, podendo se estender desde a boca até o ânus. Os tecidos mais acometidos estão localizados entre a parte final do intestino delgado e grosso, ou seja, no íleo e cólons.
Herança genética, hábitos alimentares, estilo de vida e contato com substâncias que podem produzir antígenos de forma involuntária são as principais causas dessa doença.
Inflamações da mucosa oral, diarréia, dores abdominais e perda de peso são os sinais mais comuns entre pacientes com Doença de Crohn. Quadros de febre, perda de tecido gorduroso e músculo, estenose do intestino delgado, distensão abdominal, fístulas e fissuras perianas, também podem ser habituais.
A Doença de Crohn é um problema crônico e, portanto, não tem cura. Dessa forma, os recursos terapêuticos aplicados têm como objetivo controlar a inflamação e os respectivos sintomas, garantindo assim a remissão da doença ou pelo menos uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
Constipação
Chamada de intestino preso ou prisão de ventre, a constipação intestinal é um problema mais comum do que imagina a maioria das pessoas. Caracterizado pela intensa dificuldade em evacuar, a obstipação intestinal acomete homens e mulheres de todas as idades, embora seja mais frequente em pessoas do sexo feminino.
Fezes endurecidas, irregularidades na hora de evacuar, esforço demasiado para esvaziar o intestino, flatulência, câimbras, desconforto abdominal, entre outros, são os principais sintomas.Para diagnosticar com melhor precisão o quadro conhecido como constipação, o exame proctológico é parte fundamental para determinar esse tipo de alteração gastrointestinal.
O tratamento pode iniciar-se a partir do consumo de alimentos ricos em fibra, baseada em uma dieta nutricional mais adequada. O aumento da ingestão de água também pode ajudar no processo, sendo habitualmente recomendado cerca de 3 a 4 litros por dia.
Síndrome do Intestino Irritável
Uma das principais doenças do intestino, ela é um distúrbio dos movimentos peristálticos que são responsáveis por expelir o bolo fecal do intestino, o que pode provocar também grande desconforto intestinal, com dores intensas e diarreia.
Os principais sintomas da Síndrome do Intestino Irritável incluem: dor ou desconforto abdominal, cólicas, moderadas e agudas, sensação de esvaziamento incompleto do intestino, excesso de flatulência, períodos de diarreia e prisão de ventre.
O consumo de alguns alimentos ou bebidas pode levar ao agravamento do quadro de Síndrome do Intestino Irritável. Sendo assim, o tratamento consiste em buscar alívio para estes sinais e sintomas, melhorando a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença.
Em caso de aparição de algum desses sintomas, procure um profissional da área e veja o que pode estar afetando sua saúde!
Comments