Saiba os riscos de exagerar na ceia de Natal
- 17 de dez. de 2022
- 1 min de leitura

Uma das datas em que a família se reúne para comer, festejar e conversar é a ceia de Natal! Nessa ocasião, muitos membros familiares levam diversos pratos salgados e doces para comer na virada da madrugada. Mas você sabia que existem riscos em comer em excesso? É o que eu vou explicar no texto de hoje!
Ficar muito tempo sem comer e comer exageradamente
Há dois hormônios principais responsáveis pelo controle da fome: a grelina e a leptina. Quando ficamos sem comer por algumas horas, a grelina atua gerando a sensação de fome. Depois de comer, a leptina é liberada e gera a sensação de saciedade. Contudo, ao comer demais essa regulação se torna desequilibrada, especialmente ao consumir alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura.
Dormir de barriga cheia
É muito comum as pessoas irem para a casa após a ceia de Natal e dormir, mas isso não faz bem! Dormir de barriga cheia realmente faz mal, podendo causar insônia, má digestão, refluxo e apneia do sono. É preciso ter pelo menos meia hora para fazer a digestão.
Possível problema neurológico
Um estudo feito por cientistas da Universidade de Medicina da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, demonstrou a ligação entre a obesidade e a degeneração da função cerebral. Dessa forma, comer demais pode implicar em malefícios para o cérebro, inclusive afetando a memória.
Cuidado ao desenvolver uma frequência em comer exacerbadamente! Mastigue devagar, coma apenas o necessário e faça a digestão corretamente!
Comments